APK Azure: o que é e como usar?
Se você é um desenvolvedor Android, deve estar se perguntando o que é o APK Azure e como ele pode ajudá-lo a criar, testar e implantar seus aplicativos. Neste artigo, explicaremos o que é o APK Azure, quais são seus benefícios e como utilizá-lo em seu fluxo de trabalho de desenvolvimento Android.
Introdução
Os aplicativos Android são empacotados como arquivos APK, que são arquivos compactados que contêm o código do aplicativo, recursos e metadados. Para executar um aplicativo Android em um dispositivo ou emulador, você precisa assinar e alinhar o arquivo APK. A assinatura garante que o aplicativo vem de uma fonte confiável e não foi adulterado. O alinhamento otimiza o aplicativo para carregamento mais rápido e menor consumo de memória.
apk azure
Download File: https://tweeat.com/2vShze
No entanto, criar, testar e implantar aplicativos Android pode ser um processo complexo e demorado. Você precisa usar várias ferramentas e plataformas, como Gradle, GitHub, Android Studio, Firebase, Google Play Console, etc. Você também precisa gerenciar diferentes variantes de compilação, como depuração e lançamento, e diferentes configurações de assinatura.
É aqui que entra o APK Azure. O APK Azure é uma combinação de dois serviços: Azure Mobile Apps e Azure Pipelines. Azure Mobile Apps é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis que fornece ao seu aplicativo recursos baseados em nuvem, como autenticação, sincronização de dados, notificações por push, acesso offline, etc. Azure Pipelines é um serviço baseado em nuvem que automatiza seus processos de compilação, teste e implantação. Ao usar o APK Azure, você pode simplificar e agilizar seu fluxo de trabalho de desenvolvimento Android e entregar aplicativos de alta qualidade com mais rapidez.
Como usar o APK Azure
Como configurar um pipeline para um aplicativo Android
Um pipeline é uma sequência de etapas que automatiza seus processos de compilação, teste e implantação. Você pode usar o Azure Pipelines para criar um pipeline para seu aplicativo Android usando YAML (um formato de dados legível por humanos) ou uma interface gráfica do usuário. Neste artigo, usaremos o YAML como exemplo.
Bifurcar o repositório de amostra
Para começar, você precisa bifurcar o seguinte repositório para sua conta do GitHub. Este repositório contém o código para um aplicativo Android simples que usa os recursos dos Aplicativos Móveis do Azure.
Criar um pipeline no Azure DevOps
Em seguida, você precisa criar um pipeline no Azure DevOps. O Azure DevOps é uma plataforma baseada em nuvem que fornece vários serviços para equipes de desenvolvimento de software, como controle de versão, gerenciamento de projetos, testes, etc. Você pode se inscrever para uma conta gratuita aqui.
Depois de ter uma conta, siga estas etapas:
Entre na sua organização do Azure DevOps e acesse seu projeto.
Selecione Pipelines > Criar pipeline ou Novo pipeline.
Selecione GitHub como o local do seu código-fonte. Você pode ser redirecionado para o GitHub para entrar. Nesse caso, insira suas credenciais do GitHub.
Selecione o repositório -android que você bifurcou anteriormente.
Selecione Aprovar e instalar na tela a seguir.
Azure Pipelines gera um arquivo YAML para seu pipeline. Selecione Executar.
Confirme diretamente na ramificação principal e escolha Executar novamente.
Aguarde o término da execução.
Você tem um arquivo YAML funcional (azure-pipelines.yml) em seu repositório que está pronto para ser personalizado.
Personalize o arquivo YAML
O arquivo YAML define as etapas e tarefas que seu pipeline executará. Você pode personalizá-lo para atender às suas necessidades e preferências. Por exemplo, você pode adicionar ou remover etapas, alterar a ordem de execução, especificar os gatilhos e condições, etc. Você também pode usar variáveis, parâmetros, modelos e expressões para tornar seu arquivo YAML mais dinâmico e reutilizável.
Para este artigo, faremos algumas alterações no arquivo YAML para criar um aplicativo Android com Gradle, assinar e alinhar o APK e implantá-lo no Serviço de Aplicativo do Azure. Você pode encontrar o arquivo YAML completo aqui.
Como construir um aplicativo Android com Gradle
Gradle é uma ferramenta de automação de compilação amplamente usada para desenvolvimento Android. Ele permite que você defina sua configuração de compilação usando uma DSL declarativa (linguagem específica de domínio) chamada Groovy. O Gradle lida com as dependências, tarefas e saídas do seu processo de compilação.
Para criar um aplicativo Android com Gradle, você precisa usar o Gradle Wrapper, que é um script que baixa e executa a versão correta do Gradle para o seu projeto. Você também precisa especificar o caminho de construção, as tarefas do Gradle e as opções de assinatura e alinhamento.
Ajustar o caminho de construção
O caminho de construção é o local do código-fonte e dos recursos do seu aplicativo. Por padrão, o Azure Pipelines assume que o código do seu aplicativo está em uma pasta chamada src na raiz do seu repositório. No entanto, se o código do seu aplicativo estiver em uma pasta diferente, você precisará ajustar o caminho de construção no arquivo YAML.
Por exemplo, se o código do seu aplicativo estiver em uma pasta chamada app na raiz do seu repositório, você precisará adicionar a seguinte linha em variáveis:
variáveis: Build.SourcesDirectory: '$(System.DefaultWorkingDirectory)/app'
Ajuste as tarefas do Gradle
As tarefas do Gradle são as ações que o Gradle executa para criar seu aplicativo. Você pode especificar as tarefas que deseja executar no arquivo YAML usando a tarefa gradle. Por exemplo, se você deseja executar as tarefas clean e assembleDebug, pode usar a seguinte sintaxe:
- task: Gradle@2 inputs: workingDirectory: '$(Build.SourcesDirectory)' gradleWrapperFile: 'gradlew' gradleOptions: '-Xmx3072m' publishJUnitResults: false testResultsFiles: '/TEST-*.xml' tasks: 'clean assembleDebug'
Você também pode usar variáveis ou parâmetros para passar as tarefas dinamicamente. Por exemplo, você pode usar $(GradleTasks) como variável ou $(gradleTasks) como parâmetro.
Assine e alinhe o APK
Para assinar e alinhar o arquivo APK, você precisa usar duas tarefas: AndroidSigning@3 e ZipAlign@1. A tarefa AndroidSigning assina seu arquivo APK com um arquivo keystore que contém uma chave privada e um certificado.A tarefa ZipAlign alinha seu arquivo APK em limites de 4 bytes para carregamento mais rápido e menor consumo de memória.
Para usar essas tarefas, você precisa fornecer algumas entradas, como o caminho do arquivo keystore, a senha do keystore, o nome do alias, a senha do alias etc. Você pode armazenar essas entradas como segredos no Azure Key Vault ou Azure DevOps e referenciá-las em seu arquivo YAML usando variáveis ou parâmetros.
Por exemplo, você pode usar a seguinte sintaxe para assinar e alinhar seu arquivo APK:
- tarefa: AndroidSigning@3 entradas: apkFiles: '/*.apk' apksignerKeystoreFile: '$(keystoreFile)' apksignerKeystorePassword: '$(keystorePassword)' apksignerKeystoreAlias: '$(aliasName)' apksignerKeyPassword: '$(aliasPassword)' zipalign: true
Como implantar um aplicativo Android no Serviço de Aplicativo do Azure
O Serviço de Aplicativo do Azure é um serviço baseado em nuvem que permite hospedar aplicativos Web, aplicativos móveis, aplicativos de API etc. Você pode usar o Serviço de Aplicativo do Azure para hospedar seu aplicativo Android como um aplicativo Web e acessá-lo de qualquer navegador ou dispositivo.
Para implantar um aplicativo Android no Serviço de Aplicativo do Azure, você precisa criar um plano do Serviço de Aplicativo e um aplicativo Web no Portal do Azure ou usando a CLI do Azure. Em seguida, você precisa definir algumas configurações do aplicativo da web, como habilitar soquetes da web e configurar um nome de domínio personalizado. Por fim, você precisa carregar seu arquivo APK para o aplicativo Web usando FTP ou CLI do Azure.
Criar um Criar um plano do Serviço de Aplicativo e um aplicativo Web
Um plano do Serviço de Aplicativo é um conjunto de recursos que define os recursos, a capacidade e os preços do seu aplicativo Web. Você pode escolher entre diferentes níveis, como gratuito, básico, padrão, premium etc., dependendo de suas necessidades e orçamento.
Um aplicativo Web é uma instância do Serviço de Aplicativo que executa o código do aplicativo e fornece vários recursos, como dimensionamento, log, monitoramento etc. Você pode criar vários aplicativos Web no mesmo plano do Serviço de Aplicativo ou em planos diferentes.
Para criar um plano de Serviço de Aplicativo e um aplicativo Web, você pode usar o Portal do Azure ou a CLI do Azure.Por exemplo, você pode usar os seguintes comandos na CLI do Azure:
az login # entre na sua conta do Azure az group create --name myResourceGroup --location westus # crie um grupo de recursos az appservice plan create --name myAppServicePlan --resource-group myResourceGroup --sku FREE # crie um plano de Serviço de Aplicativo az webapp create --name myWebApp --resource-group myResourceGroup --plan myAppServicePlan # crie um aplicativo web
Defina as configurações do aplicativo da web
Depois de criar seu aplicativo da web, você precisa definir algumas configurações para fazê-lo funcionar com seu aplicativo Android. Por exemplo, você precisa habilitar web sockets, que permitem a comunicação bidirecional entre o cliente e o servidor. Você também precisa configurar um nome de domínio personalizado, que permite acessar seu aplicativo da web usando um URL amigável em vez do padrão.
Para definir as configurações do aplicativo Web, você pode usar o Portal do Azure ou a CLI do Azure. Por exemplo, você pode usar os seguintes comandos na CLI do Azure:
az webapp config set --name myWebApp --resource-group myResourceGroup --web-sockets-enabled true # ativar sockets web az webapp config hostname add --webapp-name myWebApp --resource-group myResourceGroup --hostname www.mydomain.com # adicionar um nome de domínio personalizado
Carregue o arquivo APK
A etapa final é fazer upload do arquivo APK para o aplicativo da web. Você pode usar FTP ou CLI do Azure para fazer isso. Por exemplo, você pode usar os seguintes comandos na CLI do Azure:
az webapp deployment user set --user-name myusername --password mypassword # definir as credenciais de implantação az webapp deployment source config-zip --name myWebApp --resource-group myResourceGroup --src myapp.apk.zip # carregar o arquivo APK como um arquivo zip
Observe que você precisa compactar seu arquivo APK antes de carregá-lo. Você também precisa renomeá-lo para index.apk.zip para que possa ser servido como o arquivo padrão.
Conclusão
Neste artigo, aprendemos o que é o APK Azure e como usá-lo.Vimos como o APK Azure pode nos ajudar a criar, testar e implantar nossos aplicativos Android usando Aplicativos Móveis do Azure e Azure Pipelines. Também aprendemos como configurar um pipeline para nosso aplicativo Android usando YAML, como criar nosso aplicativo Android com Gradle, como assinar e alinhar nosso arquivo APK e como implantar nosso aplicativo Android no Azure App Service.
Se quiser saber mais sobre o APK Azure, confira os seguintes recursos:
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e o tenha achado útil. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Codificação feliz!
perguntas frequentes
O que é o APK Azure?
O APK Azure é uma combinação de dois serviços: Azure Mobile Apps e Azure Pipelines. Ele permite que você crie, teste e implante seus aplicativos Android usando recursos baseados em nuvem e ferramentas de automação.
Quais são os benefícios do APK Azure?
O APK Azure pode ajudá-lo a simplificar e agilizar seu fluxo de trabalho de desenvolvimento Android e entregar aplicativos de alta qualidade mais rapidamente. Você pode usar recursos baseados em nuvem, como autenticação, sincronização de dados, notificações por push, acesso offline, etc. Você também pode automatizar seus processos de construção, teste e implantação usando YAML ou uma interface gráfica do usuário.
Como usar o APK Azure?
Para usar o APK Azure, você precisa criar um pipeline para seu aplicativo Android usando YAML ou uma interface gráfica do usuário. Você também precisa criar seu aplicativo Android com Gradle, assinar e alinhar seu arquivo APK e implantar seu aplicativo Android no Serviço de Aplicativo do Azure.
Como configurar um pipeline para um aplicativo Android usando YAML?
Para configurar um pipeline para um aplicativo Android usando YAML, você precisa bifurcar um repositório de exemplo, criar um pipeline no Azure DevOps e personalizar o arquivo YAML.Você pode encontrar os detalhes e exemplos neste artigo.
Como construir um aplicativo Android com Gradle?
Para criar um aplicativo Android com Gradle, você precisa usar o Gradle Wrapper, que é um script que baixa e executa a versão correta do Gradle para o seu projeto. Você também precisa especificar o caminho de construção, as tarefas do Gradle e as opções de assinatura e alinhamento. Você pode encontrar os detalhes e exemplos neste artigo.
Como implantar um aplicativo Android no Serviço de Aplicativo do Azure?
Para implantar um aplicativo Android no Serviço de Aplicativo do Azure, você precisa criar um plano do Serviço de Aplicativo e um aplicativo Web no Portal do Azure ou usando a CLI do Azure. Em seguida, você precisa definir algumas configurações do aplicativo da web, como habilitar soquetes da web e configurar um nome de domínio personalizado. Por fim, você precisa carregar seu arquivo APK para o aplicativo Web usando FTP ou CLI do Azure. Você pode encontrar os detalhes e exemplos neste artigo.
0517a86e26
Comments